Apresentação da Direção

ivan-coelho-de-sa

Escola de Museologia da UniRio

Autor: Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá

Escola de Museologia-EM integra o Centro de Ciências Humanas e Sociais-CCH, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, conjuntamente às Escolas de Arquivologia, Biblioteconomia, História, Pedagogia, Serviço Social e Turismo, e às Faculdades de Ciências Sociais e Filosofia. 

 

A Escola de Museologia oferece o Curso de Museologia-Integral, manhã e tarde, estruturado em, no mínimo, 8 períodos e admitindo o máximo de 14 períodos; e o Curso de Museologia-Noturno oferecido em 10 períodos no seu prazo mínimo e com o máximo de 16 para integralização. 

 

A formação em Museologia no Brasil surgiu há mais de nove décadas com a implantação, no Museu Histórico Nacional-MHN, do Curso de Museus, criado pelo Decreto 21.129, de 07/03/1932.

 

Na década de 1970, após funcionar por mais de quarenta anos no MHN, o Curso de Museus passou por um movimento de reformulação que visava atualizar sua matriz curricular, conforme as diretrizes do Ministério da Educação, preparando sua eminente transferência para o contexto universitário. 

 

Após negociações entre a direção do MHN e a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro-FEFIERJ, o Decreto 79.723, de 24/05/1977, formalizou a absorção do Curso de Museus à estrutura acadêmica desta entidade que reunia outros cursos superiores mantidos em instituições federais do Rio de Janeiro, passando a ser denominado Curso de Museologia.

 

Dois anos depois, o Curso de Museologia é transferido das instalações do MHN para o recém-inaugurado Prédio do CCH, à Rua Xavier Sigaud, na Urca. Neste mesmo ano, a FEFIERJ fora transformada em Universidade do Rio de Janeiro-Uni-Rio pela Lei 6.655, de 05/06/1979. Em 1996 é inaugurado o novo Prédio do CCH, na Avenida Pasteur, 458, onde este Centro funciona na atualidade. No início dos anos 2000, a Lei 10.750, de 24/10/2003, alterou a denominação da Uni-Rio para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mantendo-se a mesma sigla, mas com letras maiúsculas: UNIRIO

 

Ao longo destas mais de nove décadas de história, tanto no âmbito do MHN quanto da FEFIERJ/Uni-Rio/UNIRIO, o Curso de Museologia passou por um longo processo de aprendizado vivenciando inúmeros dificuldades e empecilhos, em geral, oriundos da ausência crônica de Políticas de Estado para a Educação e a Cultura, em especial para os Museus. Por outro lado, as dificuldades enfrentadas possibilitaram reações de superação que ocasionaram também importantes avanços e conquistas que convergiram para as questões contemporâneas do próprio campo da Museologia e que refletiam as constantes demandas da Sociedade. 

 

Por ser um campo de conhecimento potencialmente humanístico voltado para a pesquisa, a valorização e a preservação dos Patrimônios, das Culturas e das Memórias, a Museologia se torna naturalmente sensível aos princípios democráticos, às demandas da Sociedade e às políticas públicas de inclusão e respeito às diversidades humanas. 

 

A proposta é que este site possa ser um canal de comunicação tanto com a comunidade interna quanto externa, e trazer informações que possam esclarecer sobre a estrutura e o funcionamento, bem como divulgar as realizações dos Cursos de Museologia-Integral e Noturno. 

 

Sintam-se acolhidas (os), todas, todos e todes!!!

 

 

Pular para o conteúdo